Exercícios físicos podem auxiliar no tratamento de depressão


Se a vontade de emagrecer, insatisfação com seu corpo e a auto-estima muito baixa lhe fazem sentir uma tristeza profunda e não consegue reagir, não se entregue. Isso pode ser sinal de que está com depressão. Perder o prazer de viver e chorar por qualquer motivo afeta todos os setores da vida, do lado profissional ao pessoal. Fique sabendo que exercícios físicos podem ajudar a mudar a sua vida.

Para muitas pessoas, a prática de esportes tem se tornado uma maneira eficaz de combater a depressão, algumas vezes aliada a algum outro tipo de tratamento. Sair de casa e tentar levar uma vida normal já um grande passo para fugir da doença. Mas por que pessoas depressivas não sentem vontade de passear e não acreditam que algo vai aliviar a dor? A doença acontece, segundo o psicólogo Deniges M. Regis Neto, quando ocorre uma perda significativa na vida ou um evento difícil de ser superado.

A atividade física proporciona sensação de bem-estar, porque, durante o exercício, o corpo produz substâncias que têm esse efeito, como a endorfina. Para esse resultado, é preciso praticar atividades de maneira regular. Além disso, a cabeça da pessoa deprimida fica focada em uma atividade, o que afasta a ansiedade.

Veja a seguir o que o exercício físico pode fazer para ajudar a combater a depressão:

*Esportes que exigem concentração afastam pensamentos ruins da cabeça;
*A mente fica mais relaxada e tranqüila;
*O cérebro libera serotonina, que produz satisfação;
*Alivia a tensão muscular;
*Estimula a criatividade;
*Reduz a ansiedade;
*Auxilia no tratamento para perder peso;
*Faz bem para a auto-estima;
*Aumenta a autoconfiança;

A alimentação é algo que também pode trazer resultados positivos. Quem pratica exercícios, normalmente tem mais fome de alimentos que dêem energia. A ingestão de carboidratos aumenta os níveis de serotonina no cérebro, substância ligada ao prazer e que no depressivo está pouco presente. Mas quem pretende emagrecer não deve abusar, pois esse tipo de comida contém muita caloria.

A depressão pode aumentar o quadro de obesidade. Algumas pessoas acabam encontrando no alimento sua única fonte de prazer. "O excesso de comida passa a ser uma maneira de compensar a falta de prazer", analisa o psicólogo.

"Diferente de uma gripe, a causa da depressão não está, obrigatoriamente, relacionada a uma disfunção do organismo", explica Deniges. De acordo com o psicólogo, alguns tipos de depressão estão relacionados aos hábitos pessoais e à maneira de alguém reagir a alguma mudança - em geral radical - em sua vida.

A pessoa que sofre de depressão precisa de ajuda médica e ser orientado a procurar meios de se sentir bem. É preciso que se tenha consciência do problema e apoio para tratá-lo. Sempre é possível fugir desse quadro, portanto a ajuda de amigos e familiares próximos se torna importante para incentivar o depressivo a procurar tratamento. Correr acompanhado de um amigo, por exemplo, pode ser animador.