Psicoterapia - O estigma de procurar um psicologo

Muitos pacientes tem o erroneo entendimento, de que o psicólogo se reserva apenas para o tratamento de pacientes com graves distúrbios mentais, como loucura.


O preconceito quanto a procura da ajuda de um psicólogo é uma realidade que pode trazer graves problemas para o paciente. Os problemas psicológicos ( como depressão, síndrome do pânico, alcoolismo, estresse) ,assim como qualquer outro distúrbio orgânico, como por exemplo hipertensão ou diabetes, podem se agravar quando não tratados.


PSICOTERAPIA

Aqui você vai encontrar informações claras e objetivas sobre este tema, sobre os quadros clínicos mais freqüentes e sobre os cursos ministrados em nosso consultório.

O que é um processo psicoterapêutico ?

Qual o objetivo de um processo psicoterapêutico?

Quando se deve procurar uma Psicoterapia ?

Psicoterapia para crianças e adolescentes.

Como iniciar um processo psicoterapêutico?


O que é um processo psicoterapêutico ?

É um processo conduzido por especialistas no qual o indivíduo amplia a consciência que tem de si mesmo, aprendendo com seus sintomas e se desenvolvendo como pessoa.Os Seres Humanos, desde o seu nascimento, se desenvolvem realizando suas potencialidades a medida em que se descobrem na relação com o outro. Por exemplo, uma criança desenvolve a fala a medida em que se relaciona com outros Seres Humanos que já a tenham desenvolvido. A natureza fornece a potencialidade, porém essa potencialidade só é realizada a medida em que o indivíduo vai descobrindo suas possibilidades na troca com o outro e se enriquecendo com suas descobertas. O outro funciona como um espelho no qual a pessoa pode se ver. Este é o processo natural de desenvolvimento humano e o espaço terapêutico é um espaço preparado para facilitar este movimento.


Qual é o objetivo de um processo psicoterapêutico?

Visa facilitar o movimento natural da vida, criar oportunidades para que a pessoa aprenda sobre ela mesma. Os sintomas que geram a necessidade do processo psicoterapêutico tendem a desaparecer a medida em que aprendemos o que eles têm a nos ensinar. Em suma, o objetivo de um processo psicoterapêutico é dar condições para que a pessoa se desenvolva aprendendo sobre ela mesma através de seus sintomas e das trocas estabelecidas neste processo.



Quando se deve pensar em procurar uma Psicoterapia?

Quando de alguma forma o indivíduo não está satisfeito com o andamento de sua vida, não está feliz, ou está vivendo algum sofrimento e não consegue superá-lo, nesse contexto um facilitador pode poupar tempo e energia. Por mais que o indivíduo considere ter um grande auto-conhecimento. Quando por algum motivo esbarra em situações as quais ele não consegue dar respostas que lhe sejam satisfatórias com os recursos que domina, surge a necessidade de ampliar a consciência a seu próprio respeito.



Psicoterapia para crianças e adolescentes.

A infância e adolescência são períodos de muitas transformações. O indivíduo constantemente se vê esbarrando com novas situações de vida, tendo que se adaptar a elas. As descobertas acontecem tanto em relação as situações de vida que se apresentam como também em relação as transformações do próprio corpo, que vai vivendo modificações em diversos níveis: morfológico, hormonal, mental, etc. Na natureza todas as estruturas em seu início de formação apresentam uma maior fragilidade, o que também é verdadeiro em relação ao ser humano. Dessa forma não há porque se estranhar a freqüente necessidade de um facilitador (processo psicoterapêutico) para assegurar o bom andamento do desenvolvimento humano.Obs: Com muita freqüência os sintomas apresentados pelas crianças e adolescentes são a expressão de distúrbios ligados a estrutura familiar ou parental, nesses casos (a maior parte dos casos) se faz necessário o acompanhamento simultâneo da família.

Para iniciar um processo terapêutico basta marcar uma entrevista inicial, a qual o psicólogo fará uma avaliação a cerca da necessidade ou não de um processo psicoterapêutico.